Unidade de Beneficiamento do Projeto Tipitix e agricultor recebem visita de representante da NAAC Tóquio

A Unidade de Beneficiamento (UB) do Projeto Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário foi visitada pelo auditor da NAAC Tóquio, Akira Saito, onde recebeu informações sobre o funcionamento do projeto, conheceu o processo de produção e ainda pôde degustar os produtos dos beneficiários.

O representante da empresa, que é uma das acionistas da Albras, foi acompanhado pela gerente sênior de Programas Socioambientais do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), Rachel Starling, pela coordenadora de Programas Socioambientais, Katia Aguiar, além de integrantes do Instituto Peabiru.

Na Unidade de Beneficiamento, Saito observou a fabricação do molho de tucupi da marca ´Raiz da Mata´, coordenado pela dona Raquel. O produto é beneficiado pelo Tipitix e o negócio conduzido por seis mulheres amazônidas, que há mais de uma década vivem da produção do molho de tucupi. “Está sendo muito bom para o meu produto, ganho visibilidade e, armazenando na garrafinha, consigo vender para pessoas de outros locais, que já estão indicando e comprando em grande quantidade”, afirma dona Raquel.

Em seguida, foi a vez do agricultor beneficiário Raimundo Marques, mais conhecido como Seu Zaca, receber a visita da comitiva em sua propriedade, mostrando os produtos orgânicos e meios de cultivo orientados pelo projeto Ativa Barcarena, do qual é beneficiário. Agora, com seu molho de pimenta, Seu Zaca também é beneficiário do Projeto Tipitix, onde foi selecionado no evento Shark Tank, do 3° Ciclo de Desenvolvimento já iniciado. “Nós já fazíamos o molho de pimenta para festas em casa e todo mundo gostava. Começamos a vender na feira e vimos a oportunidade de melhorar participando do Tipitix, sendo mais uma fonte de renda”, explica.

Para o auditor da NAAC Tóquio, foi muito importante conhecer de perto o projeto e entender mais sobre a agricultura familiar do município. “As atividades desenvolvidas pelos agricultores formam uma rede de relacionamentos que contribuem para o desenvolvimento de toda a comunidade e transformam a sociedade”, concluiu Saito.

noticias imagem

Veja também