Fundo de Sustentabilidade Hydro apoia projeto de Comunidade Quilombola de Barcarena para criação de colmeias

A história da Comunidade Quilombola Gibrié de São Lourenço, em Barcarena, tem relação direta com a sua ancestralidade e o modo tradicional do seu bem viver. Fazendo as roças, caçando, pescando, plantando, colhendo frutos e fazendo festejos com suas músicas, com relações especiais aos ancestrais quilombolas e indígenas, respeito ao território e identidade coletiva de acolhimento.


Em uma iniciativa para descobrir a potencialidade do território em geração de renda e manutenção da preservação ao meio ambiente, os habitantes da comunidade descobriram nas abelhas uma grande oportunidade de união entre os dois aspectos. Assim nasceu o Projeto Abelhas e Flores, aprovado no eixo Sociobiodiversidade da Plataforma Conexões Sustentáveis, iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), vinculada à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT com execução da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), possibilitando a ampliação e aquisição de ferramentas necessárias para a viabilização das atividades.


O projeto trabalha com criação de colmeias, produção e comercialização de própolis, além da produção de adubo para o cultivo e comercialização de espécies apícolas, frutíferas, medicinais e ornamentais. A iniciativa gera impactos socioambientais positivos com a produção do pólen, que age diretamente na fertilização das plantas, contribuindo para a manutenção da floresta, o fortalecimento da luta pelos direitos territoriais do Quilombo e união da comunidade nas atividades do projeto.


Para Vanda dos Santos, uma das responsáveis pelo viveiro de plantas, o comprometimento dos participantes do projeto trouxe grande felicidade para todos. "Nós somos uma família, aqui todos têm responsabilidades, nós temos momentos de união e aprendizado em torno da nossa terra. Isso aqui é a minha vida, vamos sempre proteger e tornar nosso lugar melhor", conta.


"A maioria dos participantes do projeto são mulheres. Além de potencial geração de renda, o projeto nos ajudar a ocupar a mente e trabalhar em um bem comum, nos fortalecendo. Para quem quer realizar um projeto, eu digo que jamais devem desistir do seu território, de deixar algo bom para as próximas gerações, vamos multiplicar o conhecimento", afirma Josenite dos Santos, Coordenadora do Projeto Abelhas e Flores.


A Chamada de Base Comunitária II da Conexões Sustentáveis está aberta para inscrições!

Até o dia 26 de maio interessados podem inscrever seus projetos no site da Iniciativa

Barcarena Sustentável: barcarenasustentavel.org/conexoes-sustentaveis. Se você

conhece Organizações Sociais que desejam contribuir para o desenvolvimento

sustentável em Barcarena, compartilhe essa ideia.


O Fundo de Sustentabilidade Hydro é uma iniciativa dos mantenedores Hydro e Albras.


 



noticias imagem

Veja também