Projeto Ambulante Caripi realiza formatura de trabalhadores e trabalhadoras informais em Barcarena
Os participantes concluíram qualificação em em vendas, produção, marketing e muito mais.
Na última quarta-feira, 21, cerca de 40 ambulantes participaram da cerimônia de formatura do projeto Ambulante Caripi, onde aprenderam noções básicas de vendas, marketing, gestão da produção, curso de inglês básico totalizando mais de 200 capacitações.
O Projeto Ambulante Caripi foi aprovado no primeiro edital de chamada de projetos promovido pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), por meio do apoio à Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) e executado pela Microlins de Barcarena. O Projeto leva qualificação, informação, conhecimento e apoio para uma parte da sociedade civil menos favorecida, além de proporcionar oportunidades, organizar e padronizar o comércio da Praia do Caripi, um dos principais pontos turísticos do município de Barcarena.
Antônio Pamplona tinha vontade de ser poliglota. De família humilde, ele chegou a guardar dinheiro para poder pagar o curso de inglês, mas as finanças apertaram. Hoje ele vende boias e brinquedos na praia do Caripi, no município paraense de Barcarena, onde mora há mais de 20 anos. “Aos 67 anos, me procuraram ali na areia da praia e me trouxeram para a sala de aula onde aprendi um pouco desse idioma maravilhoso. Agora, eu uso no meu trabalho para atender turistas de todo lugar. Está valendo muito a pena”, conclui Antônio.
“Mais que um financiador, o FSH busca contribuir para o desenvolvimento da cidade para que os moradores sejam os pioneiros, os protagonistas daquilo que querem para si e para Barcarena. Até então, esses pais e mães de família que trabalham informalmente não tinham um olhar para eles, uma capacitação direcionada. Agora eles entenderam que, sem a capacitação e o trabalho em equipe, não avançariam”, conta Milene Maués, gerente de parceria do Fundo de Sustentabilidade da Hydro.
O trabalho em equipe o qual ela se refere, é a criação da Associação dos Ambulantes de Barcarena (AAMBARC), entidade organizada pelos participantes do curso cuja documentação oficial foi apresentada na cerimônia de formatura.