Costureiras de Barcarena participam de projeto de alta costura, do Fundo de Sustentabilidade Hydro

A CEO da Hydro, Hilde Merete Aasheim, ganhou dois vestidos produzido pelas costureiras do Projeto Estilo Travessia e destaca com orgulho a relevância da iniciativa para as comunidades de Barcarena

Proporcionar melhorias na qualidade de vida das comunidades e bem viver nos territórios em Barcarena é um dos objetivos do Fundo de Sustentabilidade Hydro. Uma dessas iniciativas é o projeto Estilo Travessia, que capacitou mais de 20 mulheres na produção de roupas em alfaiataria e alta costura. Confira o relato da CEO da Hydro, Hilde Merete Aasheim, sobre o projeto:

“Em junho visitei nossas operações no Brasil pela primeira vez desde antes da pandemia. Foi fantástico estar de volta e conhecer todas as pessoas engajadas da nossa organização brasileira.
O destaque desta viagem foi visitar a Iniciativa Barcarena Sustentável – que é uma parte fundamental do nosso compromisso social em Barcarena – através da qual contribuímos para o desenvolvimento de Barcarena, dando às pessoas as competências e capacidades necessárias para assumir o controle do seu próprio destino.

Um exemplo disto é o Projeto Estilo Travessia, onde as costureiras locais recebem formação e educação que lhes permite produzir roupas que podem ser vendidas comercialmente.
Quando os conheci em junho, perguntaram-me: Hilde, poderíamos fazer um vestido para você?
Obviamente, fazer um vestido para o CEO da Hydro não tem valor acrescentado em si mesmo.
Então, nossos colegas no Brasil pensaram: como podemos conectar essa ideia com nossa ambição de melhorar as vidas e os meios de subsistência nas áreas onde atuamos? Então eles fizeram um projeto com isso.

Enquanto o vestido foi desenhado por Marco Normando - um dos principais estilistas brasileiros - foi costurado por seis costureiras de Barcarena. Estas 6 senhoras receberam formação extensiva e aperfeiçoamento, pelo que foram qualificadas para produzir roupas de acordo com os padrões do negócio da moda de alta qualidade.

É impossível explicar em palavras o orgulho que estas seis mulheres irradiaram quando me mostraram o vestido que tinham feito juntamente com o Normando, quando me entregaram em novembro do ano passado.

Tive finalmente a oportunidade, não só de o usar, mas de apresentar o vestido e a história por detrás dele a mais de 1000 pessoas das partes interessadas mais importantes da Hydro no Concerto Anual de Ano Novo da Hydro, na sala de concertos de Oslo.

Para mim, o vestido conta uma história sobre seis indivíduos:
·Beth Dias
·Dolores Silva
·Lu Silva, Lucia Tavares
·Luci Reis
·Zilda Medeiros.

Seis residentes de Barcarena que agora são habilidosas para ganhar a vida - para sustentar as suas famílias - produzindo roupas de qualidade para um mercado comercial.
E quem sabe: talvez as roupas que elas fazem um dia sejam vendidas em Londres, Paris, Nova Iorque ou Milão?

Estou extremamente orgulhosa deste vestido porque é um símbolo do que pode ser alcançado quando os negócios e a sociedade trabalham em conjunto - e um forte exemplo dos esforços importantes feitos em toda a Hydro, para vivermos a nossa ambição de melhorar as vidas e os meios de subsistência onde quer que operemos.”

Para produção do vestido da CEO, seis costureiras do Projeto Estilo Travessia trabalharam com o estilista paraense e renomado internacionalmente, Marco Normando, com os conhecimentos recebidos em alfaiataria e corte e costura na formação possibilitada pelo projeto, onde receberam certificação em evento com desfile de suas produções, em novembro.
O Estilo Travessia retorna suas atividades com novidades em 2023, com a missão de impactar positivamente na vida de suas participantes.

noticias imagem

Veja também