Projeto apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro capacita agricultores em empreendedorismo

Capacitar famílias da comunidade da Cabeceira Grande, em Barcarena, para a gestão e produção de açaí faz parte das ações do Projeto Açaí - Nossa fonte de vida, financiado pela Plataforma Conexões Sustentáveis, uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro com os parceiros Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT com execução da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS).


Na formação em gestão rural, liderança e empreendedorismo, os participantes puderam compartilhar suas experiências com o açaí e finanças, o curso já está em seu 4º encontro. Para Gilda de Souza, produtora de açaí que mora em Cabeceira Grande há 59 anos, o projeto é muito importante para o desenvolvimento da comunidade. “Aqui nós nunca tivemos oportunidade de uma formação, então está sendo muito importante a vinda dessas capacitações, melhorando a nossa orientação financeira, a produção, como podemos melhorar a nossa vida e a de quem trabalha conosco”, afirma.


O projeto implantará ações de capacitação em manejo sustentável e em gestão e empreendedorismo para melhorar a produção de açaí, produto com alto potencial de rentabilidade, transformando a qualidade de vida e renda de famílias agricultoras.



“Melhorar a qualidade de vida das pessoas com a melhoria da gestão financeira é o nosso grande objetivo com as capacitações. A Plataforma Conexões Sustentáveis nos ajuda nesse empreendimento de sustentabilidade para a comunidade, onde há o manejo do açaí de forma mais eficiente e que beneficia toda a rede de trabalho.”, conta Dulcirene Furtado, presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Cabeceira Grande.

noticias imagem

Veja também