Projeto apoiado pela plataforma Conexões Sustentáveis incentiva Educação Ambiental e Coleta Seletiva em Barcarena

A Associação Vida e Flora Barcarena possui um dos 15 projetos aprovados na Plataforma Conexões Sustentáveis e atua no eixo de Gestão de Resíduos Sólidos, uma iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro com os parceiros Plataforma Parceiros pela Amazônia – PPA, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID e Alliance Bioversity & CIAT, com execução da Iniciativa Barcarena Sustentável - IBS.


O projeto de Base Comunitária com atuação em Barcarena Sede, Ramal Tapuá I e a Comunidade Santa Maria, promove a Educação Ambiental seguindo o princípio dos 3Rs: Redução, Reciclagem e Reutilização. As coletas domiciliares são realizadas semanalmente, com parceiros que já realizam coleta de resíduos e recebem remuneração pela atividade. A sede da Associação, na Comunidade Santa Maria, onde é realizada a limpeza e separação dos resíduos sólidos, foi construída com recursos do projeto, que já percebe a colaboração das comunidades escolhidas para atuação.


“A comunidade está gostando muito da coleta seletiva, muitos tinham essa vontade de destinar os resíduos de maneira adequada e acabam contribuindo para a preservação do meio ambiente. Eles estão entendendo o processo e se sentindo parte dele, cada um faz um pouco. Quando você melhora uma situação perto de você, já está contribuindo para melhorar o planeta”, afirma Maria Marly, Coordenadora da Associação Vida e Flora.


O projeto promoveu uma ação educativa na praça da Comunidade Santa Maria, onde explicou e demonstrou aos moradores sobre a coleta seletiva. O coordenador da Comunidade, Edinaldo dos Anjos, conta que a conscientização sobre recolhimento de resíduos sólidos dos moradores aumentou com o projeto. “Hoje a gente já não vê mais lixo espalhado pela praça, pelos lugares aqui da Comunidade. Aos poucos a população vai conhecendo e entendendo a importância da coleta seletiva pra gente e o meio ambiente, todo mundo ganha”, afirma.


Tem um projeto ou conhece alguém que tenha. Aproveita, pois a Chamada de Base Comunitária II está com as inscrições abertas!



Projetos de Organizações Sociais podem se inscrever na Chamada de Base Comunitária II da Plataforma Conexões Sustentáveis pelo site barcarenasustentavel.org, até o dia 26 de maio contribuindo para o desenvolvimento sustentável em Barcarena. Faça parte!

noticias imagem

Veja também