Projetos sociais apoiados pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro apresentam resultados.

No dia 07 de abril de 2022, em Barcarena, o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) reuniu parceiros para a apresentação dos resultados dos projetos implantados a partir do seu financiamento. Além disso, o encontro promoveu a interação entre os parceiros executores de projetos, o FSH e a IBS (Iniciativa Barcarena Sustentável), e reflexão coletiva sobre os resultados alcançados durante o ano de 2021. Também levantou e registrou informações a respeito da experiência de execução dos projetos para subsidiar o aprimoramento do processo de acompanhamento de resultados.

Entre os parceiros presentes estavam membros das comunidades locais; a Prefeitura de Barcarena, representada pelos secretários Edson Anilo, de Agricultura, e Francinea Dias, de Assistência Social; e membros executores e executivos da Hydro. Ao longo do dia, 10 projetos sociais desenvolvidos em Barcarena foram apresentados.

Para Eduardo Figueiredo, diretor executivo do FSH, “Este momento é primordial para que nossos parceiros conheçam mais de perto a realidade das comunidades e o quanto os apoios têm modificado a vida de muitos, contribuindo para o desenvolvimento territorial dessas comunidades aqui de Barcarena. Foi uma excelente oportunidade de aprendizado”.

Entre os projetos apresentados estavam as oito iniciativas aprovadas no Edital de Projetos, o Travessia Barcarena e o Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário. Para Rosa Maria Silva, representante do projeto Digitando a Cidadania, “Através destes apoios aprendemos que, por meio de uma rede de parcerias, conseguimos trazer conhecimento teórico e prático sobre informática básica para cerca de 360 alunos, a partir de 10 anos, permitindo tanto desenvolvimento pessoal quanto profissional para acesso ao mercado de trabalho”. O projeto será finalizado em junho deste ano.

Com ações que visam a desenvolver Organizações Sociais na região de Barcarena, o projeto Fortalecimento das Organizações Sociais de Barcarena realizou capacitações e consultorias customizadas para lideranças de Organizações Sociais sediadas no município e arredores. “O formato online foi desafiador por conta da distância das organizações participantes, dificuldades de conexão à internet e dificuldades de acesso às ferramentas online utilizadas durante a formação. Mas, com o apoio do Fundo e da ONG Parceiros Voluntários, capacitamos 20 organizações”, destaca Larissa Sicchierolli, representante do projeto.

Socialização através da música - Musicoterapia

A efetiva integração da pessoa com deficiência múltipla e intelectual, junto ao convívio natural com a sociedade, possui várias vertentes. A vertente cultural é, sem dúvida, a mais emblemática para o atingimento deste objetivo. Em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Barcarena, o projeto de musicoterapia assegurou o desenvolvimento de seus atendidos, proporcionando a inclusão ao convívio social. “Trabalhamos muito com nossos alunos questões como o desenvolvimento da autoestima, o "Eu sou capaz", novas habilidades, tornar o aluno participativo e incluso socialmente”, avalia Elton Assis, professor do projeto.

Sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro

O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) é uma organização sem fins lucrativos criada para promover o desenvolvimento sustentável e apoiar projetos de base comunitária e com dinâmica participativa. Instituído em 2019, o FSH nasceu de um compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte de investir 100 milhões de reais para alavancar iniciativas e ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável do município de Barcarena (PA), em um período de 10 anos. Os investimentos no território de Barcarena são o marco inicial da trajetória do FSH.

noticias imagem

Veja também