Fundo de Sustentabilidade Hydro apoia curso de Economia Solidária em Comunidade de Barcarena
Para exercer a economia solidária é preciso seguir os princípios da cooperação, da autogestão e da solidariedade. As práticas valorizam a diversidade, o saber e a aprendizagem local, com justiça social na produção e no cuidado com o meio ambiente. A Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), em parceria com a GSA Consultoria e com o apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro, iniciou o curso de Economia Solidária para Artesãs e Artesãos na Comunidade Vila Nova, em Barcarena.
O curso faz parte das formações em planejamento e gestão de projetos sociais e em desenvolvimento de capacidades institucionais de organizações sociais, que serão realizados em 2023 e 2024 em diversas instituições e comunidades de Barcarena, incentivando a capacitação de pessoas e o desenvolvimento sustentável do município.
“Vim para aprender e compartilhar conhecimento. Este curso é um grande incentivo, já que nós somos os pilares da sustentabilidade do nosso local. Quero repassar o que aprendi aqui e conquistar um futuro melhor para mim e a comunidade”, afirma Cleonice Vasconcelos, trabalhadora autônoma e participante do curso.
A aula inaugural teve a participação ativa de todos os alunos, membros da IBS e do FSH, onde foram apresentadas as Oficinas que serão abordados ao longo desta Trilha de Conhecimento: Gestão de Relacionamento e Parceria, Economia Solidária, Comunicação Não Violenta e Saúde e Qualidade de Vida e finalização com a Imersão do Circuito de Robótica.
Para Antônia Silva, participante do curso, dividir conhecimento é o ponto principal para o desenvolvimento da comunidade. “Nós, sabendo como empreender, também ajudaremos outras pessoas, compartilhando o conhecimento e até gerando empregos. Essa formação é muito importante, pretendo continuar até o final e até me inscrever nas próximas”, conta.
Saiba mais sobre as formações da Iniciativa Barcarena Sustentável em: barcarenasustentavel.org
O Fundo de Sustentabilidade Hydro é uma iniciativa dos mantenedores Hydro e Albras. Apoia ações, projetos e atitudes que contribuam para a construção de territórios sustentáveis, justos e inclusivos, com respeito à cultura, ao meio ambiente e à vida das pessoas.