Projeto leva energia solar a comunidades quilombolas de Barcarena

Com objetivo de democratizar o acesso à energia solar e empoderar as comunidades no município de Barcarena, surgiu o Projeto Social Boa Vista Sustentável. Criado pela Empresa Alfa Engenharia Energia Solar, o projeto recebeu apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro por meio da chamada de Projetos Estruturantes do Conexões Sustentáveis.  

Serão beneficiadas 28 famílias da Comunidade Remanescente de Quilombo do Sítio Cupuaçu / Boa Vista. A região tem fornecimento de energia elétrica deficitário e sofre ainda outro problema já que grande parte das famílias está com dificuldades para pagar suas faturas de energia. Previsto para ser concluído em maio de 2024, o projeto está atualmente na primeira etapa, com a instalação de 13 sistemas.

A energia solar, também conhecida como energia verde, é um sistema associado à energia fotovoltaica, que utiliza a luz do sol para produzir eletricidade, o que faz dela uma alternativa renovável e limpa. Segundo estudos da Agência Internacional de Energia (IEA), essa é a fonte energética que mais cresce no mundo e está a caminho de se tornar a mais utilizada até 2035.

Segundo Cerlandia Lira, engenheira eletricista e coordenadora do projeto, o sistema de geração de energia solar Ongrid funciona com a captação por meio de um painel solar fotovoltaico. “Com painéis de última geração, a radiação solar é absorvida e transformada em energia elétrica. A conversão é feita com um micro inversor, um equipamento que recebe a carga produzida pelos painéis, convertendo a energia solar em energia limpa pronta para o consumo. O inversor também controla automaticamente todo o funcionamento do sistema gerador. Assim, a energia gerada é utilizada na unidade consumidora instantaneamente. Caso não haja geração no momento, automaticamente passa-se à utilização da energia da rede”, explica Cerlandia.

O excedente da produção, ou seja, a energia produzida e não utilizada, será injetado na rede da concessionária e ficará em estoque por 60 meses. Na data específica, é feita a leitura do medidor e apurada a diferença entre a energia consumida e a energia injetada. “O sistema conta também com o string box (quadro elétrico de proteção), um dispositivo de proteção contra aumento de voltagem e com o web box, equipamento integrado à rede Wi-Fi para monitoramento remoto via celular, tablet ou computador”, conta a engenheira.

A intenção é expandir o projeto para atender mais famílias de outras comunidades. Para isso, é necessário a continuidade da parceria. Cada kit, somado aos cabos e custos para instalação, custa em média R$ 12.800,00 e pode gerar de 220 a 250 kw de energia por residência.

A mudança na qualidade de vida é reconhecida pelos moradores. Aldenira Pinheiro, de 39 anos, afirma que ter acesso à eletricidade e ainda com economia melhorou até a saúde das pessoas que moram na comunidade. Algumas residências utilizavam lamparinas na tentativa de reduzir os gastos com energia, mas, além de aumentar os riscos de incêndio, esta prática afetava a saúde das pessoas. A fumaça tóxica pode provocar doenças respiratórias e oculares. “Ainda estamos entendendo como tudo funciona, mas só o fato de termos uma orientação melhor sobre como economizar energia já é bastante útil e nos sentimos, pela primeira vez, valorizados e incluídos em algo importante”, conta Sônia.

“Nós tivemos a nossa energia cortada pela concessionária por falta de pagamento, assim como muitos aqui, e vivíamos com medo dessas instalações clandestinas. Então, agora fico mais tranquila de estarmos com nossa energia novamente regulada, moderna e, melhor ainda, contribuindo para algo maior, que é a preservação do meio ambiente com o uso de uma energia sustentável. Espero que continue porque ainda tem muitas famílias que precisam deste apoio”, diz Luciene Santos, 51 anos, outra beneficiária do sistema. 

Sobre a plataforma Conexões Sustentáveis

A Plataforma Conexões Sustentáveis busca financiar projetos socioambientais para promover transformações positivas em prol do desenvolvimento de Barcarena, beneficiando prioritariamente organizações comunitárias locais, que têm dificuldades de acesso a créditos. É uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) em parceria estratégica com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Aliança Bioversity & CIAT, por meio da execução da Secretaria Executiva da Iniciativa Barcarena Sustentável. No total serão investidos R$ 2.950.000.

Para o diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro, Eduardo Figueiredo, “este projeto, assim como os demais, foi selecionado com base na premissa de que existe um problema, uma questão deficitária e que a solução pode vir de um apoio institucional. Esses projetos apoiados pelo Fundo estão fazendo a diferença na região e, assim, o Conexões Sustentáveis reafirma o compromisso da Hydro em fortalecer as comunidades do município”.

Os 5 principais benefícios da energia solar

Sustentabilidade

A energia solar provém de um sistema de energia que é totalmente limpo, sustentável e renovável. Além disso, essa energia não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera, garante economia de água, não polui o ar, ou seja, sua utilização é um caminho para reduzir o aquecimento global.

Economia financeira

Ela é considerada a energia mais barata do mundo, pois é gerada a partir de uma fonte gratuita e inesgotável, que é a luz solar. Mesmo que o valor inicial seja mais alto, ele se paga em no máximo sete anos, devido à grande economia gerada, podendo reduzir os valores da conta de luz em até 95%.

Vida útil longa

A vida útil das placas fotovoltaicas é de, no mínimo, 25 anos. Apesar do alto valor de aquisição, a energia gerada por elas faz com que o investimento se pague em até sete anos. Ou seja, apesar do custo de aquisição, as placas irão produzir, no mínimo, três vezes o valor investido em energia.

Baixo custo de manutenção

As placas fotovoltaicas, que garantem a energia solar, requerem mínima manutenção, com apenas limpezas sazonais, sem precisar de ajuda profissional. Além de serem fáceis de instalar, elas são baratas para se manter.

Cada vez mais acessível a todos

Ter um sistema solar dentro de uma casa ou empresa era totalmente inacessível antigamente, mas com o tempo esse tipo de energia está cada vez mais acessível e viável economicamente.

Atualmente, é possível ter um sistema completo pelo preço aproximado de um carro popular, além de diversas opções de parcelamento e até mesmo financiamento.

Fonte: Agência Internacional de Energia (IEA)

noticias imagem

Veja também